top of page

APRENDENDO COM AS TAMAREIRAS

Atualizado: 18 de dez. de 2023

A tamareira é uma palmeira que impressiona porque ela cresce e pode atingir altura de 15-25 m no deserto. Isto é possível, porque ela é capaz de desenvolver um sistema radicular potente que cresce profundamente e consegue captar água e nutrientes dos lençóis freáticos, mesmo estando em um terreno arenoso pobre.

Por conseguir crescer neste ambiente inóspito, as tamareiras oferecem sombreamento para outras espécies vegetais, como o damasqueiro. Os frutos da tamareira, as tâmaras, são adocicados, são ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, servindo de abastecimento energético e nutricional, sendo que há um dito popular que uma tâmara é capaz de sustentar um peregrino no deserto por três dias de jornada, se for comida em partes: a casca no primeiro dia, o fruto no segundo dia e a semente no terceiro dia. Por conta destas impressionantes informações sobre as propriedades desta planta, decidi tentar cultivá-la a partir de suas sementes. Por meio de tentativas e erros, descritos no feed de @florescendonodeserto21. Aprendi que para germinar sementes de tâmaras, é preciso quebrar a sua dormência, além de ter muita paciência para aguardar o seu tempo de desenvolvimento, que requer uma série de processos! Foram semeadas mais de 30 sementes, usando técnicas diferentes para quebrar a dormência das sementes, e destas, apenas 3 germinaram com sucesso e continuam seguindo firmes, formando folhas bonitas e rígidas e um sistema radicular impressionante! Fazer este desafio, me ensinou algumas coisas:

  1. Na tentativa de alcançar um objetivo, é necessário criar e aplicar diferentes estratégias.

  2. As vezes, é preciso repetir as estratégias para ir selecionando e aperfeiçoando essas técnicas.

  3. É necessário ter paciência e perseverança. Os resultados desejados, nem sempre são instantâneos. No caso da germinação das sementes de tâmaras, é necessário haver o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular (um crescimento estrutural que ocorre embaixo da terra, ele é intenso, mas não é visível. Porém, ele é fundamental para sustentar o crescimento das folhas). Antes de crescermos aos olhos dos outros, precisamos crescer e nos fortalecer internamente.

  4. Para crescer em um ambiente inóspito, é preciso desenvolver profundidade - um sistema radicular que atinja as fontes de abastecimento de água e nutrientes não visíveis, são recursos sobrenaturais dados por meio de um relacionamento profundo com Deus.

  5. O desenvolvimento é uma série de processos e etapas biológicos que seguem seu curso natural, e se houver os cuidados de rega e a nutrição adequada, no tempo certo virão a florada e a frutificação!

Te convido a apreciar agora os registros fotográficos que fiz deste processo de germinação e desenvolvimento da tâmara, na galeria de fotos, logo abaixo!


Se gostou, deixe seu like e compartilhe com alguém copiando o link abaixo e colando no WhatsApp!





2 Comments


florescendonodeser
Nov 06, 2022

A natureza é uma fonte inesgotável de aprendizados! Basta interagir com ela através do nosso olhar! Contemplar 5 minutos por dia já é um ganho!

Like

Incrível todo o processo da Tamareira, Dri! E que bonito e potente seu olhar e os aprendizados que vc compartilha aqui!

Like
bottom of page