O Quê a Romã e a Humildade Tem em Comum?
- Adriana Januário
- 22 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2024
A humildade é uma riqueza interior.

A romã embora seja chamada de fruta, não é uma fruta propriamente dita, e sim uma infrutescência, isto é, ela é formada por um conjunto de vários frutos. Ao abrir uma romã, vemos que ela é dividida em compartimentos separados por membranas de coloração branca, e dentro destes compartimentos, temos centenas de sementes envoltas por uma polpa vermelha, cada unidade formada por uma semente envolta por uma polpa é um fruto, e assim ela é composta por diversos frutos em seu interior, uma linda infrutescência!
Ao olhar a aparência externa de uma romã, temos a impressão de observar uma estrutura unitária simples, porém quando ela é aberta, nos surpreendemos com a enorme quantidade de frutos altamente organizados e brilhantes! A romã em sua morfologia, é um exemplo de humildade, pois embora tenha uma aparência externa simples, ela traz dentro de si uma grande riqueza! E nem por isto, a romã fica ostentando o seu potencial interior!
A palavra humildade, muitas vezes é utilizada de forma errada, pois é comum se referir a ela como se fosse sinônimo de pobreza. No entanto, a palavra humildade deriva de húmus, que tem significado de terra fértil, que também dá origem as palavras homem e humanidade.
As escrituras sagradas relatam que Deus fez o homem do pó da terra.
"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Genesis 2:7
A humildade é a capacidade que temos de reconhecer quem somos. Somos como pó da terra diante da grandeza de Deus. Ser humilde é inclinar-se ao chão como uma atitude de reconhecimento da soberania de Deus.
Jesus, nos adverte:
"Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma." Mateus 29:11
O próprio Jesus nos ensinou a humildade quando se esvaziou de sua glória para vir ao mundo como homem ( pó da terra). Ele nos ordena a aprender com Ele a humildade e mansidão, pois estas virtudes trazem descanso para a alma. Pois, ter humildade é ter uma atitude mental que permite o desenvolvimento de clareza de pensamento e equilíbrio de espírito para saber quem que você é em Deus. Isto, te habilita a ter tranquilidade para não pensar em ser mais ou menos sobre quem você realmente é, o que mantem suas emoções sobre controle, evitando os desvios pelos caminhos da soberba, do orgulho ou da autocomiseração.
Ser humilde é ter uma atitude constante de curvar-se diante de Deus, pois quando assim fazemos, voltamos nossos olhos para o chão, para não perdermos de vista que somos pó da terra. Quando nos encurvamos diante de Deus em humilhação, nos vacinamos contra o orgulho e a soberba, e tornamos nosso coração como húmus, uma terra fértil, onde Deus tem prazer em lançar Suas sementes que trarão grande colheita!
A manifestação da glória de Deus é para aqueles que não possuem o olhar altivo, é para os que andam em humildade.
"O coração de um homem fica mais orgulhoso quando a sua queda está mais próxima, pois ele não verá a glória até que o Senhor veja a humildade. Provebios 18:12 TPT
"A soberba do coração precede a ruína, mas a humildade antecede a honra. Provérbios 18:12 NVI
Além da humildade, Jesus nos convida a sermos mansos, a palavra mansidão em hebraico é anawa que significa inclinar, estar curvado que traz uma origem em comum com a palavra humildade. Ter mansidão, não significa ter fraqueza, mas sim ter força sob controle. Uma pessoa mansa não explode nem desiste facilmente, mas tem domínio próprio diante das circunstâncias que enfrenta, e assim, pode fazer escolhas sábias.
Uma pessoa humilde, é como uma romã, é simples por fora ( aparência), mas por dentro traz grandes riquezas, pois seu interior é uma terra fértil!
Se gostou deste texto, deixe seu like para eu saber, e compartilhe com alguém!
👉 siga @florescendonodeserto21 no Instagram e no YouTube! 🌼🌵21
Comments