top of page

Como Abraão Alcançou as Promessas de Deus?

Atualizado: 14 de dez. de 2023

Abraão correu até os anjos que aparecerem no Carvalho de Manre

Era por volta do meio-dia e Abraão estava à porta de sua tenda quando viu três homens se aproximarem, ele correu até eles e pediu para que eles permanecessem para receberem água para lavarem seus pés, alimento para fortalecerem seus corações e também repousassem sob a generosa sombra de uma árvore de carvalho, antes de seguirem a sua jornada.


De alguma maneira, estando à porta de sua tenda, Abraão identificou na aparição destes três homens, a visitação pessoal do Eterno e de seus anjos, e Abraão não permitiu que ela fosse perdida, ele foi ao encontro deles, prostrando-se, e solicitando a honra da permanência deles em seu acampamento.



ree


Foi assim, que ele prontamente, com sua esposa e funcionário, prepararam uma refeição generosa, com pães feitos com a melhor farinha, e um bezerro tenro e bom, para servi-los.


Após terem feito a refeição, Abraão recebeu a confirmação da concretização da promessa de que Sara daria a luz a um filho, no prazo de um ano.


Estes acontecimentos, descritos no livro de gênesis capítulo 18, nos trazem importantes recomendações de como devemos proceder para acessarmos as promessas de Deus, assim como fez Abraão:


1. Estabelecer uma Aliança com o Eterno.

Deus entrou em um aliança com Abrão prometendo-lhe uma descendência numerosa como as estrelas do céu e como os grãos da areia do mar, alterando seu nome (identidade) de Abrão para Abraão - que tem significado de pai de uma multidão de nações, além de proferir a conquista de um território geográfico. Nesta aliança, Deus prometeu a Abraão que o tornaria extremamente fértil, e isto, seria uma aliança eterna que foi estendida aos seus descendentes. A direção de Deus para Abraão e consequentemente para seus descendentes é: "Anda na minha presença e seja íntegro". E o sinal físico da aliança entre Deus e Abraão foi a circuncisão. As promessas de Deus a nós, se manifestam quando, como herdeiros de Abraão, ousamos a entrar em aliança com Deus, permitindo que Ele modifique a nossa identidade, a nossa natureza, ou seja, quando autorizamos que Deus efetue a circuncisão em nossos corações - nos conduzindo a andar em Sua presença em integridade, quando isto ocorre, Deus coloca em nossos corações o sinal da aliança firmada (a circuncisão espiritual).


"Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não pela lei escrita, Tal pessoa não recebe louvor dos homens, mas de Deus. Rm 2: 28-29 (NVI)


"Você não é judeu se isso for apenas superficial - pois é mais do que o corte cirúrgico de uma faca que o torna judeu. Mas você é judeu por causa do ato interior da circuncisão espiritual - uma mudança radical que expõe o seu coração. Não é pelo princípio do código escrito, mas pelo pode do Espírito Santo. Pois então o seu louvor não virá das pessoas, mas do próprio Deus!"Rm 2:29 ( TPT)


2. Conservar a Fé


Abrão recebeu a promessa de Deus aos 75 anos de idade, quando foi desafiado a sair da casa de seu pai em Ur dos caldeus para iniciar sua peregrinação, e somente aos 99 anos de idade, e logo após a circuncisão, recebeu a visitação do próprio Deus anunciando a chegada de seu descendente dentro do prazo de um ano. A fé de Abraão perseverou ao longo do tempo!


"A motivou Abraão a obedecer ao chamado de Deus e deixar a família, para descobrir o território que estava destinado a herdar de Deus. Então ele partiu apenas com uma promessa e sem saber de antemão para onde estava indo, Abraão saiu com fé. Ele viveu pela fé como imigrante na sua terra prometida, como se pertencesse a outro pessoa. Ele viajou pela terra vivendo em tendas com Isaque e Jacó, que estavam convencidos de que também eram co-herdeiros da mesma promessa. Os seus olhos de fé estavam voltados para a cidade de alicerces inabaláveis, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus. A fé de Sara abraçou o poder milagroso de Deus para conceber, embora fosse estéril e já tivesse passado da idade de ter filhos, pois a autoridade da sua fé repousava Naquele que fez a promessa, e ela recorreu à sua fidelidade. Na verdade, tantos filhos foram subsequentemente gerados por este idoso homem de fé - alguém que estava praticamente morto, que agora tem descendentes tão incontáveis quanto a areia da praia e como as estrelas do céu!" Hebreus 11: 8-12 ( TPT)


"Agora a fé torna realidade as nossas esperanças e torna-se o alicerce necessário para adquirirmos as coisas que ansiamos. É toda evidência para provar o que ainda não foi visto." Hebreus 11:1 (TPT)



3. Reconhecer o Tempo da Visitação de Deus.


Estar disposto a porta da tenda, expressa uma a expectativa de Abraão para a chegada de sua promessa. E mesmo após tantos anos de espera, e entre seus afazeres cotidianos, Abraão identificou a visitação do Senhor e dos seus anjos. O que alimenta a nossa fé é o reconhecimento das visitações de Deus em nosso cotidiano. Certamente Deus deseja se manifestar e se comunicar conosco diariamente, mas se não nos posicionarmos "a porta da tenda" de nossas vidas, não poderemos detectar a sua visitação, ao estarmos aterefados com os afazeres cotidianos. Reserve um tempo diário para permitir-se ser visitado por Deus, não perca a oportunidade de desfrutar deste encontro e da reafirmação das promessas anunciadas.


Como exemplo de duas pessoas que souberam aproveitar o tempo oportuno da visitação de Deus, cito Zaqueu que, apesar de sua pequena estatura, venceu este obstáculo subindo em uma árvores para ver Jesus, e posteriormente recebê-lo em um jantar em sua casa, e a mulher do fluxo de sangue, que venceu o obstáculo de uma multidão, para poder tocar nas vestes de Jesus e receber Dele a virtude de sua cura!


Quais obstáculos você precisa vencer para não perder o tempo da visitação diária de Deus em sua vida?



4. Praticar a Hospitalidade


Abraão recebeu o Eterno e os anjos com hospitalidade, dando-lhes descanso, pão feito com a melhor farinha, e um bezerro tenro e bom. Abraão serviu ao Eterno com o seu melhor! Quando servimos ao Eterno, de forma genuína, nos aproximamos das promessas que Ele tem para nós!

Porém, vale ressaltar que a prática da hospitalidade não se restringe ao Eterno, ela é uma prática que demos aplicar aos que adentram nossas casas.


Não se esqueçam da hospitalidade, pois foi praticando-a que, sem saber, alguns acolheram anjos.”

‭‭Hebreus‬ ‭13‬:‭2‬ ‭NVI‬‬


A virtude da hospitalidade, permite que sua casa seja um local onde as pessoas são acolhidas e tenham as suas forças renovadas! A virtude da hospitalidade atrai para sua casa a visita de anjos (mensageiros de Deus)!


5. Visitar os Enfermos


A visitação pessoal do Eterno a Abraão, foi logo a seguir ao processo de circuncisão que ele se submeteu, portanto, ele estava convalescente. O Eterno se coloca como um modelo de um amigo, que vai visitar um amigo doente. Segundo os sábios judeus, a visita a um enfermo é feita com três coisas:


a) A alma - para orar para que ele se estabeleça

b) O corpo - se necessário, dar-lhe banho, trocar suas roupas, servir-lhe comida e medicamentos.

c) O dinheiro - se ele for alguém desprovido de recursos, com dinheiro, você pode proporcionar o necessário para o seu bem estar material.


O amigo ama em todos os momentos, mas na adversidade nasce um irmão Pv 17:17


"Exercite-se na piedade. O Exercício físico é de pouco proveito, a piedade, porém para tudo é proveitosa, porque tem promessa tanto para a vida presente quanto para a futura.

I Timóteo 4:7b-8 ( NVI)


"E não se cansem de plantar boas sementes, pois está chegando a época da colheita maravilhosa, colheita que vocês plantaram! Aproveite todas as oportunidades para ser uma benção para os outros, especialmente para os nossos irmãos e irmãs da família da fé!" Galatas 6:9-10 (TPT)


Se seus olhos acompanharam a leitura deste texto até aqui, desejo que seu coração tenha sido estimulado a colocar em prática estas cinco recomendações aprendidas com Abraão, para que você acesse as promessas que Deus tem para você!


E se considerou este texto útil, te convido a compartilhá-lo com alguém, e se puder, siga-me nas redes sociais para receber novos conteúdos como este - @florescendonodeserto 21 no Instagram e no YouTube ( inscreva-se em nosso canal!).





 
 
 

Comentários


bottom of page