O Segredo da Árvore de Carvalho
- Adriana Januário
- 1 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2023
A árvore de carvalho nos ensina um segredo para obtermos robustez e longevidade
O Carvalho expressa uma beleza marcante! Seus indivíduos adultos costumam ter troncos largos de onde saem galhos retorcidos, formando uma grande copa, que é convidativa para uma parada para admiração de sua grandiosidade, bem como para um descanso embaixo de sua sombra.

Neste sentido, te convido a fazer uma pausa de três minutos sob a visão desta frondosa árvore, para que possas descansar e refletir sobre os aspectos de sua natureza, que são descritos neste texto.
O carvalho, quanto mais ele passa por tempestades, mais forte ele fica, pois a medida que enfrenta as tempestades, ele reage aprofundando as suas raízes no solo e engrossando o seu tronco.
Este comportamento biológico, nos indica como podemos reagir diante das adversidades da vida! Afinal de contas, ninguém está imune a passar por turbulências durante a sua existência!
Aprofundar as raízes é um movimento que revela a busca por profundidade, a busca pela essência. Isto, nos adverte para termos cuidado para não avaliarmos as dificuldades com superficialidade.
O crescimento das raízes reflete a atitude de busca por aquilo que tem fundamento, daquilo que traz estabilidade. O crescimento do sistema radicular de uma árvore, está associado à ampliação de sua capacidade de absorção de água e sais minerais, que são necessários para nutrir e manter a estrutura arbórea, para que nela haja crescimento e fortalecimento necessários para o enfrentamento das tempestades sem prejuízos.
Diante das nuvens escuras, que eventualmente se formam no cenário de nossas vidas, anunciando a chegada de fortes ventos, trovoadas e chuvas intensas, muitos se intimidam pela aparência ambiental circunstancial, e sem fazer uma avaliação mais detalhada, abraçam a desistência, pois consideram que suas raízes não resistirão às rachadas de ventos tempestivos, e assim, continuam com seus troncos finos e porte pequeno.
Enquanto as adversidades para alguns tem efeito paralisante para o seu desenvolvimento, para outros, elas são oportunidades, pois atuam como um combustível que movimentam o crescimento de suas raízes. Promover o crescimento radicular é uma atitude de quem ousa quebrar as fronteiras da paralisia, para ir em direção ao centro da vida, ir ao encontro do próprio Deus - aquele que gratuitamente dá o Pão da Vida.
"O Pão de Deus é Aquele que saiu do céu para dar a vida para alimentar o mundo. Então, por favor, Senhor, dê-nos este pão todos os dias, responderam eles. Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da Vida, venha todos os dias para mim e você nunca terá fome. Acredite em mim e você nunca terá sede."João 6:33-35
A maneira prática para estimularmos o crescimento radicular ( nosso crescimento interior), é voltarmos nosso coração para Jesus (o Pão da Vida) diariamente. Fazemos isto, quando em meio a nossa rotina diária, nos aquietamos para ouvi-Lo.
Para escutar a voz do Pão da Vida, precisamos silenciar as inquietações da nossa alma, para podermos ouvir a suavidade de Sua voz, e assim, sermos saciados com a água e alimento que nutrem nosso coração, que causam robustez em nosso espírito e nos dão força e ânimo para enfrentarmos e vencermos as adversidades.

Te convido a entrar no seu quarto, a fechar a porta, como se estivesse se acomodando à sombra de um grande carvalho, para ali estar com o coração aberto e ensinável, para ouvir a mensagem diária que Deus tem reservada para você! Acredite! Você nunca mais terá sede!
"Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo". Romanos 10:17
Siga-me no Instagram e Youtube ( @florescendonodeserto21)
Comentários