top of page

DIFICULDADE PARA VER

Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz!



ree


Tenho facilidade para sonhar enquanto durmo. Sempre que recordo dos sonhos, gosto de anotá-los em um papel, principalmente aqueles que sinto que são “sonhos especiais,” pois de alguma forma que não consigo explicar através das palavras, tenho a impressão de que aquele sonho tem alguma mensagem de Deus para mim ou para as situações da vida. Fazendo o registro gráfico de um sonho, é uma oportunidade rica para revê-lo em detalhes e extrair deles aprendizados profundos.

E foi assim que um dia desses sonhei que estava em um evento, aparentemente trava-se de uma festa, neste lugar, vi uma amiga que mora em outra cidade distante. Quando a vi, fiquei muito contente e apesar de estarmos neste local um pouco longe, acenei com a mão para ela de forma efusiva, a fim de que ela me visse e pudéssemos, nos aproximar para matar as saudades com um caloroso abraço e passarmos um tempo conversando. Porém, apesar do meu gesto de aceno intenso direcionado a querida amiga, ela não retribuiu o gesto, inicialmente frustrando as minhas expectativas, não porque ela estivesse me ignorando ou tendo uma atitude de repulsa, mas pude perceber que minha amiga estava sem seus óculos, e junto a isto, notei que ela fechava os olhos como quem estava fazendo um grande esforço para poder enxergar o que estava por perto, e estas sinalizações corpóreas imediatamente me fizeram concluir que ela estava com dificuldades de ver as coisas que estavam por perto, e consequentemente também deveria estar com maior dificuldade ainda, para ver as coisas ou pessoas que estavam mais distantes, incluindo eu! Kkkkkkk...

A partir desta experiência onírica, me estimulei a refletir sobre a dificuldade que as vezes temos para ver. Eventualmente temos dificuldade para vermos a nós mesmos. Sim, apesar de termos espelhos em casa, nem sempre olhamos para nós mesmos para vermos em detalhes o que somos, como estamos e o que pretendemos ser.

Quando temos uma imagem distorcida ou obscurecida sobre nossa identidade, possivelmente também formularemos imagens distorcidas ou obscurecidas sobre os outros, e das coisas que estão ao nosso redor.

A palavra ver tem significado de olhar fixamente, estar em contato com algo, possuir conhecimento, ter percepções.  Ver, deriva do latim “videre” que traz a ideia de: ver, enxergar e examinar.

 

A nossa capacidade de ver com acuidade, depende da quantidade de luz que atinge nossos olhos, pois quanto maior a luminosidade, maior é a nitidez dos detalhes que eles podem capturar. Isto, me traz a mente que nossos olhos são como câmeras fotográficas, pois de acordo com os ajustes realizados no diafragma, maior ou menor quantidade de luz entrará no interior da máquina fotográfica, que é capturada nos sensores que formarão a imagem, o que certamente irá influenciar na qualidade da imagem produzida.

A exposição da luz no momento do registro fotográfico, tem que estar na “medida certa” para que a foto não tenha uma superexposição, elaborando imagens chamadas “fantasmas”, fotos esbranquiçadas e sem nitidez, e nem sub-expostas à luz, de forma que a imagem fique toda enegrecida, e mais uma vez, sem nitidez.

Formar uma imagem nítida e real de si mesmo e dos outros, é uma arte! Ou seja, precisamos praticar com frequência, para adquirirmos habilidades para produzirmos um aperfeiçoamento do nosso olhar.

As vezes o nosso olhar pode estar contaminado pela desconfiança, pelos preconceitos, maldades, críticas, pelo pessimismo e talvez eles necessitem da ajuda de novas lentes para corrigir aquilo que está desfocado!

Até quando olhamos para nós mesmos devemos fazer isto com auxílio da generosidade, para não depreciarmos nem hipervalorizarmos o que estamos vendo!

A forma como olhamos e vemos a nós mesmos, aos outros e a vida, também reflete a luz que está presente ou ausente dentro de nós! Por isto, devemos ter olhos bons, pois os olhos são a candeia do corpo, se tivermos olhos bons, todo o nosso corpo terá luz.

 

Os olhos do seu espírito permitem que a luz da revelação entre em seu ser. Se o seu coração está sem nuvens, a luz inunda! Mas se seus olhos estão focados no dinheiro, a luz não pode penetrar e a escuridão toma seu lugar. Quão profunda será a escuridão dentro de você se a luz da verdade não puder entrar!” Mateus 6:22-23 (TPT)

 

Que a luz da verdade inunde o nosso ser!

 
 
 

Comentários


bottom of page