ENTRE NA TORRE FORTE
- Adriana Januário
- 30 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
O caráter de Deus é simbolizado pela estrutura imponente de uma torre forte. Uma torre forte, é uma edificação elevada e fortificada, local que serve de abrigo seguro nas guerras. Serve de mirante, um lugar estratégico para observação do que acontece em um território. É um local privilegiado para a vigilância e autodefesa, por meio de colocação de pontaria de armas, também é útil para a transmissão de sinais e comandos.

O hino Castelo Forte, expressa de forma graciosa, estas propriedades da natureza de Deus:
“Castelo forte é nosso Deus
Escudo e boa espada
Com seu poder defende os seus
A sua amada igreja”
A torre forte (Deus), espontaneamente oferece abrigo e proteção para todos aqueles que se dispõem a entrar e habitar em seu interior.
Nós, seres humanos, somos feitos de pó, temos fragilidade estrutural, e não estamos à mesma altura de Deus, o que nos expõem grandemente frente às duras batalhas e tempestades da vida.
A natureza paradoxal entre Deus e a humanidade, produz uma conexão perfeita que se equilibra a base do amor mútuo. Quando compreendemos que a essência de Deus é amor, decidimos obedecer ao maior mandamento deixado por Jesus. Assim, naturalmente nossos pés são conduzidos para o interior do coração de Deus (a torre forte):
“Você deve amar o Senhor Javé, seu Deus, com toda a paixão do seu coração, com toda a sua energia do seu ser, com todo pensamento que está dentro de você e com toda a sua força. Este é o grande e supremo mandamento.” Marcos 14:30 (TPT)
“O caráter de Deus é uma torre de força, pois os que amam a Deus se deleitam em entrar em seu coração e serem exaltados nas alturas.” Provérbios 18:10 (TPT)

A palavra hebraica para torre de força é midgal, que fisicamente, pode significar terras fortificadas, uma cidade murada ou um castelo, ou terrenos elevados. Torre de força é um homônimo que pode ser traduzido como canteiro de flores.
Midgal El era uma cidade fortificada dos descendentes de Naftali ( Josué 19:32-38).
Curiosamente, o último lugar de acampamento dos israelitas antes de atravessarem o mar vermelho e acessarem a terra prometida, tinha como referência geográfica Migdol, que em egípcio significa torre (tradução egípcia de Midgal) – Exodo 14:2 e Números 33:5-8. Isto me leva a refletir, a importância de entrarmos e habitarmos no coração de Deus, a Torre de Força, para podermos atravessar o Mar Vermelho e adentrarmos nas promessas que Deus tem para nós.

Foi próximo a Midgol, que o exército dos egípcios investiu contra os israelitas que temeram a força e o armamento dos oponentes, mas foi neste lugar que o líder dos israelitas, Moisés disse: “O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” Exodo 14:14.
Estar abrigado na torre de força, é o melhor lugar para nos protegermos dos ataques egípcios, pois neste lugar o Anjo de Deus e sua coluna de nuvem se posicionam a frente dos nossos inimigos (Exodo 14:25) e a batalha não mais depende da força limitada de mãos humanas! É Deus quem peleja por nós!
“Fujamos da presença de Israel porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios!”Exodo 14:25
“E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios, e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés seu servo”. Exodo 14:31
Hoje, é o tempo oportuno para fazermos a escolha de entrarmos e nos abrigarmos no coração de Deus ( a Torre de Força), para deixarmos para trás o passado e as lembranças da escravidão egípcia, para recebermos proteção contra os inimigos e os comandos de Deus para avançarmos para a conquista das promessas que Ele tem para nós!
Que nossas vidas sejam um canteiro florido!🌼🌸🌹
Se gostou, compartilhe com seus amigos! Sempre tem alguém precisando de abrigo e proteção! 👍
Copie abaixo o link e cole no zap!
Comentários